Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS À REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

A REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU tem periodicidade semestral, sendo formada por um corpo principal, seções permanentes e seções eventuais.

CORPO PRINCIPAL

Compõe-se de Artigos técnicos e científicos originais, de reflexão teórica ou prática.

SEÇÕES EVENTUAIS

Produção Acadêmica: destina-se à publicação de resenhas de pesquisas em andamento ou recém-concluídas, dissertações e teses, contendo descrição do tema de estudo, objetivos, métodos e técnicas de investigação, resultados, principais conclusões e outras informações pertinentes.

Resenhas Literárias: destina-se a informar, mediante resenha crítica, sobre novas obras de doutrina jurídica e literatura sociojurídica.

Observatório de Jurisprudência: destina-se a analisar e debater decisões relevantes dos tribunais superiores brasileiros.

Notas sobre legislação: destina-se a analisar e colocar em destaque relevantes projetos de Emenda Constitucional, Lei Complementar e Lei Ordinária, bem como atos legislativos editados.

Memória Jurídica: destina-se a apresentar textos relativos à História do Direito e notas biográficas sobre juristas de notoriedade reconhecida, descrevendo seu pensamento e produção científica.

Debate: destina-se a pôr em contraste duas ou mais opiniões sobre temas de atualidade no direito.

Primeiras Linhas: destina-se a veicular os trabalhos de destaque do corpo discente da Faculdade de Direito da USJT, avaliados com nota máxima e selecionados pelo Conselho Editorial.

1. Normas editoriais para encaminhamento de artigos

1.1. Serão aceitos originais inéditos ou não, pertinentes ao tema escolhido pelo Conselho Editorial para a edição correspondente. Os artigos enviados para publicação deverão guardar relação com o tema central e os demais trabalhos poderão ou não vincular-se ao tema, a critério do Conselho Editorial.

1.2. A remessa ou publicação dos trabalhos não implicará remuneração aos seus autores. 1.3. Os artigos encaminhados à Revista serão submetidos à avaliação de dois pareceristas ad hoc, que emitirão parecer recomendando ou não a sua publicação. Os pareceristas não tomarão conhecimento do nome do autor do artigo a ser examinado, bem como a identidade dos pareceristas será mantida em sigilo.

1.3.1. Para os artigos de colaboradores convidados pela Revista não será necessária a solicitação de parecer.

1.4. Juntamente com o artigo, o autor deverá enviar uma autorização para sua publicação, cujo modelo será fornecido pela Revista.

1.5. Caso o artigo seja referente a resultados de pesquisas ou casos que envolvam seres humanos, deverá ser acompanhado das devidas autorizações.

1.6. As opiniões emitidas pelo autor em seu trabalho são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento da Universidade São Judas Tadeu.

1.7. Os originais dos trabalhos publicados, bem como materiais gráficos que os acompanhem, não serão devolvidos aos seus autores

2. Normas para elaboração dos trabalhos

2.1 Os trabalhos devem ser encaminhados à Revista via e-mail, no endereço eletrônico revistadireito@usjt.br, em arquivo eletrônico no formato .DOC, e digitados utilizando-se a fonte Times New Roman; corpo 12; entrelinhamento 1,5; parágrafos justificados; recuo de 2cm na primeira linha; 2,5cm nas margens superior e inferior e 3cm nas margens direita e esquerda da página, tamanho A4; com títulos e subtítulos em caixa alta e centralizados. via e-mail. Os trabalhos devem, ainda, conformar-se às características específicas da seção a que se destinam, conforme itens seguintes.

2.2 Artigos (corpo principal) – Serão recebidos para publicação preferencialmente trabalhos inéditos, com no mínimo 7 laudas (cerca de 10.500 caracteres sem espaços), observada a ortografia oficial.

2.2.1 A primeira lauda deve conter o título do artigo, nome completo do autor, nome e endereço da(s) instituição(ões) a que está vinculado, bem como cargo que ocupa na(s) instituição(ões). Deve ainda conter um resumo informativo de até 200 palavras, que apresente concisamente os pontos relevantes do texto (NBR 6028-ABNT-Resumos) expondo suas finalidades, metodologias, resultados e conclusões. Após o resumo informativo, devem ser relacionadas as palavras-chave que representam o conteúdo do texto, no mínimo três e no máximo oito. Os dados desse item devem ser apresentados na língua portuguesa e na língua inglesa.

2.2.1.1. Caso o artigo tenha sido apresentado anteriormente em eventos públicos (congressos, seminários etc), ou seja, baseado em trabalho acadêmico de conclusão de um curso ou pesquisa, também deverá ser feita referência ao evento, curso ou pesquisa no rodapé da primeira lauda.

2.3 Produção Acadêmica – Devem estar redigidos em português, com no mínimo 3 (cerca de 4.500 caracteres) e no máximo 7 laudas (cerca de 10.500 caracteres), observadas as regras ortográficas oficiais. Os seguintes dados a respeito do trabalho acadêmico devem ser mencionados no início do trabalho, logo depois do título: autor do trabalho; tipo de trabalho (tese de doutorado, dissertação de mestrado etc); área do conhecimento do trabalho (ex: Direito Processual Penal); unidade acadêmica onde foi apresentado (ex: Faculdade de Direito); instituição de ensino; data de apresentação; e professor orientador.

2.4 Resenhas Literárias – Devem conter entre 2 e 4 laudas (cerca de 3.000 a 6.000 caracteres), observada a ortografia oficial. No início do texto, deve ser indicado o nome do autor da resenha, reportando-se, ao final do artigo, à profissão ou cargo ocupado pelo autor e instituição a que está vinculado. A seguir, deve ser expressa a referência bibliográfica completa da obra objeto da resenha (vide item 2.6.1).

2.5 Agradecimentos e auxílios recebidos pelo autor podem ser mencionados ao final do trabalho, antes das notas bibliográficas.

2.6 Notas bibliográficas – podem consistir em comentários do autor ou indicação da referência bibliográfica, devendo ser numeradas sequencialmente e listadas no final do artigo (não no rodapé) ou resenha.

2.6.1 Referências bibliográficas e citações – Devem ser indicadas todas as referências bibliográficas utilizadas como fonte do artigo ou resenha. Qualquer citação retirada de outra obra deve ser referenciada (inclusive indicada a página de onde foi colhida) e, quando direta, grafada em itálico no texto. No texto, sempre que houver citação direta ou indireta de obra, essa citação deve ser referenciada em notas de fim. Ao final do trabalho deve ser incluída a referência bibliográfica completa, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2.7. Os textos poderão ser submetidos à revisão das normas gramaticais da linguagem padrão e à análise da coerência e coesão textuais, sempre mantendo a ideia e o estilo do autor.

3. Disposições gerais

3.1. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.